REUNIÃO ESTRATÉGICA DE ALINHAMENTO DAS AÇÕES REALIZADAS E PLANEJAMENTO DAS METAS DE FINAL DE ANO E DO EXERCÍCIO 2025.

Na última semana, o Gabinete do Prefeito promoveu uma importante reunião de alinhamento estratégico que reuniu todos os Diretores de Departamento e Coordenadores da administração municipal. O encontro teve como objetivo principal detalhamento dos serviços e projetos realizados até o momento. Este exercício de transparência e responsabilidade permitiu à gestão municipal avaliar com precisão o andamento das atividades, identificando o que foi integralmente cumprido e quais são as pendências que exigem atenção imediata.

A pauta da reunião se concentrou em dois eixos cruciais: a avaliação do desempenho passado e o planejamento futuro. Foram discutidos os indicadores de desempenho, os prazos estabelecidos e a qualidade das entregas de cada pasta. Um aspecto fundamental desta análise foi a identificação franca dos motivos dificultadores que impediram o cumprimento total de certas metas. Ao reconhecer desafios como restrições orçamentárias, questões logísticas ou burocráticas, a administração pôde focar em estratégias eficazes para mitigar esses problemas nas ações futuras.

O formato da reunião, que envolveu todos os responsáveis pelos departamentos e coordenadorias simultaneamente, foi intencional e estratégico. A presença conjunta dos líderes de pastas distintas permitiu que todos tivessem conhecimento das ações em andamento nos diversos setores da prefeitura. Além disso, a troca de experiências proporcionou a exposição de cases de sucesso, permitindo que outras áreas ouvissem as opiniões e as metodologias aplicadas em projetos bem-sucedidos para replicá-las em seus próprios setores.

O principal propósito dessa sinergia reside na promoção do auxílio mútuo e da colaboração interdepartamental. Partindo do princípio de que nenhum departamento ou coordenadoria consegue trabalhar sozinho, a reunião reforçou a visão de que a máquina pública é um corpo único. Por exemplo, ações do Departamento de Finanças impactam diretamente o Departamento de Compras , e as ações do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente frequentemente requerem o apoio do Departamento de Obras  para manutenção de vias.

Outro ponto importante pautado nesta reunião foi a respeito das ações citadas no parágrafo anterior, serem voltadas e balizadas pelo IEG-m, Índice de Eficiência de Gestão Municipal realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Este índice está cada vez mais sendo cobrado pelo orgão de controle estadual direcionando as ações do executivo, pois o mesmo influência na aprovação das contas do prefeito, bem como na agilidade de pleitear recursos e o mais importânte, transforma a gestão em modelo de eficiência. A equipe do poder executivo trabalha com o índice desde o período de transição governamental, construíndo uma gestão sólida e eficaz.

Finalmente, o encontro culminou no alinhamento das ações prioritárias para o encerramento do ano. Foram definidas as estratégias de execução para garantir o cumprimento das metas restantes e a entrega de serviços essenciais à população. Este planejamento visa maximizar a eficiência e a integração da equipe de gestão, garantindo que o ano fiscal termine com o maior número possível de compromissos honrados e com uma base sólida para o planejamento do próximo ciclo.

/