COMUNICADO IMPORTANTE DEPARTAMENTO DE SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Pedro de Toledo através das ações realizadas pelo Departamento Municipal de Saúde, vem a público informar através deste comunicado, que as ações de saúde do município estão em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde do Estado e atento as demandas que vem ocorrendo tanto na Baixada Santista quanto no Vale do Ribeira, no que diz respeito aos casos atuais de SARAMPO.

Ações estratégicas foram desenvolvidas devido aos casos que estão ocorrendo entorno de nosso município e antecipando a ocorrência de algum surto, foram realizadas ações em conjunto com a Vigilância Epidemiológica Municipal e Atenção Básica Municipal, intensificando, verificando e vacinando alunos das escolas e creches, realizando campanha extraordinária onde se observou que os pais e/ou os responsáveis tem tido o cuidado em manter atualizadas as cadernetas de vacinação, pois foram poucas as doses de vacinas administradas ou estando estas em atraso.

Todos os profissionais do Departamento Municipal de Saúde e Departamento Municipal de Educação que participaram, merecem os parabéns, pois nossas taxas de vacinação estão altas em todas as vacinas do calendário, tanto em crianças, quanto em adolescentes (conforme gráfico abaixo).

Vimos por meio desta, convidar a todos a comparecer a Sala de Vacina mais próxima de sua residência, afim de verificar alguma pendência e assim vacinar caso necessário e manter atualizada sua carteira de vacinação, tanto o Sarampo, Caxumba e Rubéola.

Hoje tão faladas, são importantes, mas as demais vacinas também tem o seu grau de importância na prevenção de doenças já erradicadas no Brasil.

Pedro de Toledo está à frente das principais ações de saúde, sendo referência na Baixada Santista e Vale do Ribeira nas taxas de vacinação, segundo os dados e estatísticas obtidas na DRS - Registro.

Faça sua parte e procure uma Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa.

Departamento Municipal de Saúde
de Pedro de Toledo